na câmara

Vereador de Santa Maria propõe homenagem a Bolsonaro

José Mauro Batista

Foto: Pedro Ladeira (Divulgação)

O vereador João Ricardo Vargas (PSDB) protocolou nesta segunda-feira, na Câmara de Santa Maria, uma Moção de Apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Na justificativa, o parlamentar tucano argumenta algumas ações do governo. A proposta de Vargas foi apresentada logo que um grupo de bolsonaristas começou a se mobilizar nas redes sociais, ainda no domingo, para homenagear o presidente, que vem à cidade com seu vice, o general Hamilton Mourão (PRTB), no próximo sábado para participar da Festa Nacional da Artilharia.

Em princípio, o vereador Vanderlei Araujo (PP) apresentaria uma proposta. No entanto, o parlamentar desistiu ao saber que seu colega Manoel Badke, Maneco, líder do DEM, teria comentado que apresentaria um requerimento. 

- O Maneco é o precursor do Bolsonaro aqui na Câmara de Vereadores e como eu ouvi dizer que ele estava encaminhando o documento, eu deixei - disse Vanderlei. 

Corregedor instaura processo contra Deltan por interferência na eleição do Senado

Maneco disse ao Diário na tarde desta segunda-feira que pretende protocolar requerimento para homenagear presidente e vice-presidente. 

- Sou Bolsonaro e defendo o governo, e pretendo protocolar uma homenagem. Ainda não sei se será uma moção. Se acharam que a Câmara não deve dar, não é problema meu, é dos vereadores que não quiserem. Mas não dou cem por cento de garantia que vou protocolar amanhã (hoje) - disse Maneco. 

Outro que manifestou interesse em apresentar um pedido de homenagem para o presidente é o vereador João Kaus (MDB), autor, no ano passado, de uma polêmica moção em apoio ao projeto Escola Sem Partido, que acabou aprovado após muita discussão e torcidas pró e contra. 

PERSONA NON GRATA
A homenagem a Bolsonaro é vista como um desagravo em favor ao agora presidente da República. Isso porque, em 1993, durante uma visita a Santa Maria, o então deputado Jair Bolsonaro, na época filiado ao Partido Progressista Republicano (PPR, antecessor do atual PP) fez declarações polêmicas defendendo o fechamento do Congresso Nacional. Como resultado, os vereadores cassaram o título de Visitante Ilustre que ele havia recebido e aprovaram um requerimento considerando o parlamentar "Persona non grata" (pessoa agradável) em Santa Maria. Em outra ocasião, Bolsonaro recebeu uma Moção de Repúdio do Legislativo santa-mariense por defender um agente público que, em entrevista, admitiu ter torturado presos políticos durante a ditadura militar. 

PEC sobre tramitação de medidas provisórias será votada na quarta

A ideia inicial dos bolsonaristas da cidade era reverter esses dois documentos aprovados pela Câmara de Vereadores. No entanto, ao que parece, a homenagem, se passar, seria suficiente para encerrar uma questão passada. 

LULA 
Em março do ano passado, outra polêmica tomou conta da Câmara de Santa Maria. Um grupo de vereadores, capitaneado por Admar Pozzobom (PSDB), apresentou uma Moção de Repúdio à visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que na época já estava condenado pela Justiça, mas ainda não havia sido preso. A moção foi derrubada após muitas manifestações de prós e contra e sessões interrompidas e com segurança reforçada. 

O PROJETO DE VARGAS 

"Moção de Apoio ao Governo do Excelentíssimo Senhor Presidente da Republica Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro" 

Requer envio de Moção de Apoio ao Governo do Excelentíssimo Senhor Presidente da Republica Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, e suas ações de combate a Corrupção. 

Tal moção tem como fato gerador a instituição do Comitê Interministerial de Combate à Corrupção, órgão colegiado de natureza consultiva, com a finalidade de assessorar o Presidente da República na elaboração, na implementação e na avaliação de políticas públicas destinadas ao combate à corrupção na administração pública federal. 

Ainda também a convocação de 1000 policiais federais aprovados no concurso de 2018 para atuar na Polícia Federal com o objetivo de compor gradativamente o quadro de inteligência, como no trabalho da lava-jato (combate à corrupção) e outros serviços de segurança nacional. Tal medida é parte do plano de combate à corrupção do qual também faz parte o pacote anticrime proposto pelo Excelentíssimo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Santa Maria, 10 de junho de 2019. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Servidores estaduais com salários até R$ 3.500 recebem nesta terça-feira Anterior

Servidores estaduais com salários até R$ 3.500 recebem nesta terça-feira

Corregedor instaura processo contra Deltan por interferência na eleição do Senado Próximo

Corregedor instaura processo contra Deltan por interferência na eleição do Senado

Política